sexta-feira, 16 de maio de 2014

11˚ DIA 16 MAI - MONTERIGGIONE & SAN GIMIGNANO

DIÁRIO DE VIAGEM

          Nosso destino hoje foram duas cidades medievais ao norte de Siena. A primeira parada foi em Monteriggione, na verdade no Castelo de Monteriggione, uma fortificação do sec. XIII construída para defender o limite norte de Siena contra a inimiga Florença. A cidade tem a forma de uma coroa, com uma extensa parede e 14 torres. Lá dentro visita-se a Igreja de Sta. Maria Assunta, a Piazza de Roma, as portas de acesso, e uma exibição da Via Francigena – uma rota de peregrinação que vinha de Canterbury, na Inglaterra, até Roma, passando por Santiago de Compostela e por Monteriggione, entre outros lugares.

Não se gasta mais do que uma hora para visitar e bater fotos. Ao longo das ruas há algumas lojas de artesanato em cerâmica e venda de vinhos e outros produtos locais como queijos, salames e massas. Logo ao subir a estrada em direção à entrada há um estacionamento mais abaixo – passe adiante, pois há um bem na entrada da cidade, no qual há também banheiro público.


















          De lá seguimos para San Gimignano, a “Manhattan da Idade Média” com suas torres – hoje há 14 das 72 originais – que eram sinal da riqueza e poder das famílias da época. Da estrada já se vê o perfil da murada com as torres sobressaindo, o que é bem interessante.


       Em torno da cidade há vários estacionamentos, bem fáceis de achar. Entramos na cidade murada pela Via San Giovani – uma das principais vias de comércio, que leva até o centro, a Piazza da Cisterna e a Piazza del Duomo, e se continua com a Via San Mateo, onde também há comércio e restaurantes. Logo no início da subida encontramos um lugar que servia uma pizza em pedaços bem gostosa – Ricca Pizza – um lugar bem simples, mas que tinha uma longa fila – logo, a pizza era boa


Almoçamos uma pizza e completamos com um sorvete da Gelateria Dondoli, ou Gelateria dela Piazza, considerado o melhor sorvete do mundo em vários anos em um concurso de sorvetes – realmente muito bom, mas ainda não tomamos nenhum sorvete ruim por aqui!!! Lembramos de você Mackrodt!!!



          Caminhamos pelas ruas, Piazza della Cisterna, Piazza del Duomo, Palazzo del Popolo (sec. XIII), parando para uma visita à Collegiata, ou Duomo, uma igreja do sec. XII, com uma fachada simples que esconde um interior em estilo gótico-romanesco, com o interior todo em afrescos contando passagens da Bíblia, da vida de Cristo, da criação do mundo etc.








          Continuamos a caminhada até La Rocca – a fortaleza do sec. XVI, onde hoje há um jardim público, e uma única torre remanescente de onde se tem uma linda vista da região, uma bela paisagem da Toscana.








          Voltamos cedo para Siena e, como ninguém é de ferro, estamos degustando um Brunello com um queijo peccorino enquanto escrevemos o blog!



          Amanhã é dia de Chianti...

4 comentários:

  1. Ah esse Brunelo di Montalcino novamente a causar água na boca e inveja (branca, of course)!
    Tim tim! Saúde! E amolem as canelas com sebo porque ainda tem muito chão pra percorrer nessa rota belíssima da Toscana. Bjs
    Cheers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes crer, minha amiga...saindo agora cedo para a rota do Chianti!

      Excluir
  2. SHOW DE BOLA!!!
    ESTAMOS COMPROMETIDOS EM FAZER "A BELLA ITALIA"
    VALEU,
    ABRACOS
    NAZARE & NILSON CARMINATI

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, o c omputador mudou para outro lugar e voltei para cá. M eus votos para q tudo continue maravilhoso como até agora.bjs para os dois, da mama

    ResponderExcluir