terça-feira, 20 de maio de 2014

15˚ DIA 20 MAI – SIENA – PISA – LUCCA

DIÁRIO DE VIAGEM

          Saímos de Siena logo cedo e seguimos para Lucca, nosso próximo destino. Mas no caminho fizemos uma parada em Pisa para ver a famosa Torre Inclinada. No início pegamos uma estradinha já conhecida, no meio de cidades e fazendas, mas depois pegamos a autoestrada Fi-Pi-Li – ou seja, Firenze-Pisa-Livorno – que seria mais rápida.



        Em Pisa, demos uma volta pela área central da cidade e nos dirigimos ao Campo dei Miracoli, o local que concentra três atrações principais de Pisa – a Catedral, o Batistério e a Torre Inclinada. O Campo é um imenso gramado, com partes de uma muralha ao redor, e ali se pode ver as três edificações de épocas diferentes, mas dos sec. XII e XIII.








 

           A catedral é em estilo gótico, em mármore branco com detalhes em verde, rosa e preto, colunas, e figuras em mosaico dourado – datada de 1063. Logo em frente o Batistério, também no mesmo estilo, de 1152-1284. Ali ao lado também se encontra o Campo Santo – o cemitério com uma enorme ala de colunas e desenhos em mármore, com elementos mouros.









            Mas o mais impressionante mesmo é a Torre. Sua construção foi iniciada em 1173, quando chegou ao terceiro andar o piso já estava cedendo e a torre já estava inclinando, uma combinação de um terreno arenoso e de uma fundação muito rasa. Mesmo assim a construção continuou, tendo terminado em 1350. Ela hoje tem 7 andares, sendo o último mais estreito onde estão os sinos e, a sua inclinação mede 5,4 metros, em relação ao eixo vertical, é muito mesmo!. Foi feito um trabalho de engenharia para estabiliza-la, o que, pela previsão, deve impedir que ela incline mais pelos próximos 200 anos.









          De Pisa seguimos para Lucca, uma colônia da Roma antiga, com ruas de padrão esquadrinhado regular e cercada por uma elevada muralha. O nosso hotel, Hotel Rex, é do lado de fora da muralha, mas bem em frente à porta principal, ao lado da Estação Ferroviária.








             Por ser uma cidade plana, tivemos a sugestão do nosso livro de fazer o percurso dos pontos turísticos de bicicleta. É assim que a maioria das pessoas faz, pois há milhares de locais para alugar bicicleta por aqui. É até possível se fazer city tour de bike, com o guia te acompanhando em outra bike. 

           Alugamos as nossas bikes no Ofício de Turismo, logo em frente ao hotel, e lá fomos nós pedalando pela cidade, junto a uma horda de turistas. As bikes eram novinhas e possuíam um mapa da cidade com os circuítos de passeios sugeridos afixado ao guidão, também foi nos dado uma tranca de segurança para quando estacionássemos. Aí a coisa ficou fácil, com o mapa no volante e a tranca para quando parássemos - passeamos, curtimos, rodamos, fizemos exercício, almoçamos e turistamos tudo de bike.






 Fizemos o percurso sugerido no mapa que nos deram passando por todos os pontos principais, parando para fotos: Catedral, Piazza San Michelle, Piazza Napoleone, Teatro del Giglio, Igreja San Michelle, Torre dele Ore, Torre Guinigi, Piazza Anfiteatro (o Anfiteatro Romano hoje é uma praça cheia de restaurantes e lojas para turistas).
















Mas o ponto alto do passeio foi mesmo o giro por cima da muralha, onde há um passeio para caminhar ou andar de bike, quadriciclo etc – a Passeggiata dele Mura – rodamos ele todo até voltar a Porta S. Pietro, que é a porta principal da cidade, e de onde voltamos para o hotel. Nesse giro entorno da cidade observamos o quão florida estava Lucca neste Maio. Mais tarde vamos voltar à cidade murada para jantar.


















          Amanhã nosso destino é Cinque Terre – cinco pequenas cidades na costa do mar da Ligúria, contudo voltaremos para dormir em Lucca.

8 comentários:

  1. Achei super simpática e charmosa a cidade de Lucca! E gostaram da opção bicicleta? Já foi um treino para aquele tour pela Holanda q nos mostraram... E agora já estou ansiosa pra rever Florença!
    Bjs Viviane e Dailson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostamos sim da bicicleta, contudo temos que treinar mais para fazer aquilo que lemos na Holanda. Lucca é muito simpática e muito bem desenhada. É um castelo grande murado cercado por uma cidade pré-planejada em volta.

      Excluir
  2. O Dailson deve estar com inveja dos vinhos e eu tô com dos sorvetes! Não importa se não tem muita opção nos cardápios. Tendo vinho e sorvete, tá ótimo. Aproveitem!!!
    Abraços, Mac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Mac, o sorvete daqui é bom demais. Hoje tomei um em Vernazza que amei - misturei manga (tinha gosto de manga de verdade) com amarena! Uma delícia.

      Excluir
  3. Que cidades maravilhosas com riquezas de um passado fantástico.
    E que forma agradável de poder aproveitar tudo isso.
    Aproveitem.
    Adriano

    ResponderExcluir
  4. Também fez uma "fezinha", quer dizer uma forcinha para a Torre não cair hem, Ju? Kkk
    Por um triz e graças a atuação de um sargento do Exército dos EEUU ela não foi destruída pelos naziztas durante a Segunda Guerra Mundial!
    Continuo me deliciando com essas belas paisagens! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, fui dar uma forcinha!!! Continuamos no sacrifício de curtir tudo mas sempre lembrando dos amigos nas horas boas.

      Excluir