domingo, 11 de maio de 2014

6˚ DIA 11 MAI - POSITANO – RAVELLO – CAVA DE TIRRENI

DIÁRIO DE VIAGEM

          O dia hoje amanheceu muito bonito com sol e calor, o que dá mais beleza ao panorama. Resolvemos sair cedo para aproveitar mais o dia. Nosso destino principal era Ravello e no tempo restante, as demais cidades da Costa Amalfitana até Salerno.

            Continuamos no nosso carro pela estrada sinuosa da Costiera, com visuais de tirar o folego a cada curva. Como o dia estava ensolarado e era domingo, havia muita gente na rua, na estrada e nas praias. Muitos ciclistas em grupo circulavam pela estrada – tem que ter muita perna para subir e descer por esses caminhos – mas eles seguem com tudo! Paramos várias vezes para bater fotos e admirar a paisagem. Aqui e ali algumas estreitas faixas de praia de cascalho, mas com bastante gente aproveitando o sol.





          Logo após Amalfi pegamos a estrada para Ravello. Ao contrário das demais, Ravello se localiza na montanha, 400 m acima do nível do mar, e tem um astral diferente. Ao subir a estradinha mais estreita ainda, vamos vendo plantações de limão de um lado e outro, e vários locais de agroturismo.







       Na cidade a circulação de carros é restrita então deixamos o carro no estacionamento e subimos uma escadinha para a praça principal – a Piazza do Duomo. Visitamos a catedral, onde estava sendo celebrada uma missa – e que beleza, com musica sacra, com órgão, convidando à oração. Ao redor da praça, vários cafés onde as pessoas se sentavam.







          Logo ao lado, a Villa Rufolo, uma construção do sec. XIII, com estilos árabe, siciliano e normando, que tem sido recuperada arquitetonicamente nos últimos anos. Ali é realizado o Festival de Musica de Ravello e ali também se localiza o Centro Universitário Europeu Cultural. O destaque é para o jardim e o belvedere de onde se tem uma vista abrangente da área.







       
            Saindo dali caminhamos por ruas estreitas em direção à Vila Cimbrone, outra edificação do sec. XVIII, exemplo da cultura romântica, paisagística e botânica anglo-saxônica. Tem uma localização fantástica, com um enorme jardim que termina em um “Terrazzo dell’Infinito” – um balcão natural de onde se descortina uma vista privilegiada de toda a Costa. Fizemos uma boa caminhada pelos jardins da Vila, vendo vários pontos com esculturas, jardins de rosas etc...















              Arranjamos um simpático café no caminho onde almoçamos e voltamos para pegar nosso carro. 



               Aliás, afixado em sua parede frontal existia uma plaquinha bem espirituosa, orientando o turista para onde seguir.



                Foi uma boa termos ido cedo para Ravello, pois quando chegamos lá as 10:30 h havia bastante lugar para estacionar e não havia filas para entrar nos locais. Na saída, havia uma fila enorme de carros esperando vaga no estacionamento!

           Tomamos nossa estrada e seguimos – a estrada agora vai se tornando mais deserta, com menos atrações, mas ainda vemos alguns hotéis e restaurantes pelo caminho.
                
                Uma outra coisa que se vê muito por aqui são cerâmicas - fazem mesas, vasos, artigos decorativos, peças de mesa, pratos, travessas etc... com decoração bem colorida. São muito bonitas e interessantes.





             Passamos por Minori e Maiori, duas cidades da Costa, sem grandes atrativos. Mais adiante, outra pequena vila onde havia vários barcos a vela e várias pessoas praticando windsurfe. Passamos então por Vietri Sul Mare, mais simplesinha, com prédios mais decadentes e como havia tempo, seguimos até Salerno.








                 De longe Salerno parecia bem atraente – plana, espalhada pelo litoral. Saímos da estrada e entramos na cidade e logo alcançamos o “Lungomare Trieste” que é a avenida beira-mar deles, com um largo calçadão onde as pessoas passeavam, sentavam etc... Os prédios ao lado da avenida parecem estranhos para nós, pois sempre vemos os prédios da rua da praia como sendo os mais chiques da área e esses dali não pareciam nada disso. Fomos até o final, em uma área de prédios de 4-5 andares, todos parecidos, com pequenas varandas, todas bem arrumadinhas, com vasos e flores, mas também com muita roupa pendurada – a gente não consegue definir que nível de pessoas moram ali! A propósito, domingo é dia de lavar roupa por aqui, pois todas as varandas estavam repletas de roupas penduradas  hehehe!!!



                Tentamos conhecer o centro histórico – a catedral e outros prédios, mas não foi muito fácil – e ao chegar lá estava tudo fechado. A catedral fica em uma rua comum, sem uma praça na frente, sem nenhum destaque. As ruas em torno são típicas ruas de centro de cidade, estreitas, feias, bem sem graça. Ou seja, Salerno não vale a pena!






               De lá viemos ao nosso hotel – Holiday Inn, já na estrada no caminho de ida para a Toscana – uma cidadezinha chamada Cava De Tirreni. A propósito, hoje abastecemos pela primeira vez o carro e verificamos que ele é muito econômico de consumo, para completar com diesel pagamos 45 Euros.

16 comentários:

  1. Lindas fotos, realmente deve ser fantástico ver isto ao vivo,
    abraços
    Marcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo muito lindo Marcao. E agora começaremos a Toscana. Vem conosco!

      Excluir
  2. Uma paisagem mais linda que a outra. Ah esses cafes, com essas mesinhas na rua.... Que delicia! Erika Jordao

    ResponderExcluir
  3. Aproveitem ... isto é o que realmente importa na vida ! Estou viajando com Vcs. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom ler as descrições dos locais, das impressões e sentimentos despertados, mesmo que Salerno não valha a pena!!!! Mas ver a Jussara em meio às flores além das outras fotos lindas, pra mim valeu muito a pena: sinal de que estão se divertindo. E isso é o que realmente importa!
    Bons passeios e boas descobertas!
    Mirian Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas emoções que a diversão é garantida. E agora iniciaremos a Toscana. Continue conosco. Abraços. Bom ver seus comentários.

      Excluir
  5. Que lugares fantasticos.Vamos clonar seu roteiro.
    Mariano e Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade amigo. O roteiro foi bem estudado e está "redondinho". Bom ver seus comentários. Abraços

      Excluir
  6. Fico feliz que estão gostando de meu segundo país. heheheheh
    Abração e boa viagem.
    !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano esse seu segundo pais tem muita coisa boa para se curtir. Estamos aproveitando! Bom ver seus comentários. Abraços

      Excluir
  7. Faltou o nome acima. Adriano

    ResponderExcluir
  8. Prezados Amigos TB BURNIER e Jussara
    Estamos acompanhando o Excelente BLOG ITÁLIA, AGRADÁVEL COM FOTOS DE BELAS PAISAGEM E DO CASAL CURTINDO OS BELÍSSIMOS LUGARES!
    PORTANTO, FICAMOS MUITO FELIZES COM TANTA SIMPLICIDADE E ACONCHEGO, ALÉM DA AGRADÁVEL NARRATIVA!!!

    APROVEITEM.
    SAÚDE E BOA SORTE!
    Um Saudoso Abraço
    NIlson & Nazare Carminati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigos. Acabem com essa formalidade, aqui são dois amigos descrevendo as belezas que estamos vendo na Itália da melhor forma que sabemos. Gostamos muito que vc postaram. Curtam mesmo que tem muito ainda por vir!

      Excluir
  9. Continuo adorando suas notícias, paisagens, fotos de vocês. Tudo tão diferente do nosso país. Espero que vocês aproveitem bastante.
    Aqui tudo bem!
    Beijos,
    Mama

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ver minha sogrinha.....postando agora com seu nome. Isso é que é moDernismo. Meus parabéns! Está Itália é linda mesmo. Estamos aproveitando um bocado. Bjos.

    ResponderExcluir