quarta-feira, 14 de maio de 2014

9˚ DIA 14 MAI - CORTONA PARA SIENA - VIA MONTEPULCIANO – PIENZA – SAN QUIRICO D’ORCIA

DIÁRIO DE VIAGEM

       Deixamos Cortona por volta das 8:30 h e mergulhamos nos campos verdes da Toscana – aliás, inúmeros tons de verde em uma beleza indescritível e seguimos para Siena, porém parando para visitar Montepulciano, Pienza e San Quírico d’Orcia.

Trafegar pelas estreitas e sinuosas estradas foi uma verdadeira imersão no real espírito da Toscana. A cada curva se descortinava um panorama mais bonito, com plantações de uvas se alternando com oliveiras. No topo de colinas, lindas Vilas cercadas de ciprestes, tudo muito florido; nas encostas plantações verdejantes que não conseguimos identificar (seria trigo?). Ao longe, cidades no topo das montanhas...












          A primeira parada foi em Montepulciano, terra do Vino Nobile. Assim como as outras, uma cidade murada, no topo da montanha, sendo uma das mais altas, 605 m acima do nível do mar. A maioria dos seus monumentos data do período entre o sec. XIV e sec. XVI, sendo o apogeu no sec. XVI quando a cidade era parte do território dos Médici. Novamente, como todos os dias, seguimos caminhando ladeira acima até a Piazza Grande onde se encontram os principais monumentos – o Palazzo Comunale, o Duomo e o Palazzo Taruzzo. As ruas também são dispostas circularmente e ligadas em níveis por ladeiras e escadarias. Pelo caminho visitamos a Igreja de S. Agostinho e a de Sta. Maria. 
                    













            A Catedral é muito alta e bem grande – desproporcional para uma cidade pequena, e bem simples, sendo o destaque uma peça do altar em pintura com folheação de ouro. Cerca de 2 horas foi suficiente para visitar a cidade. Vimos muitas cantinas para degustação e venda do vinho típico e, também, inúmeras lojas que vendiam produtos artesanais da Toscana – queijo pecorino, salame de porco e de javali e o próprio vinho.


                A propósito, para quem pensa que conhece todos os tipos de pasta, SURPRISE, SURPRISE !!!





              Saímos de Montepulciano e mais 15 km adiante chegamos a Pienza – a primeira cidade plana que visitamos! Incrível! Acho que foi por isso que o nosso colega Peixe Lima se hospedou por lá para visitar a Toscana Central (rs rs rs!).


    Pienza, antigamente chamada de Corsignano, é a terra natal do Papa Pio II (1458), e ele decidiu reformar todo o centro da cidade e renomea-la de Pienza em sua própria homenagem! Após estacionar no lado de fora da muralha, entramos na cidade, caminhamos pelo Corso Rosselini e vimos as principais atrações – o Duomo, também enorme para essa pequena cidade, o Palazzo Piccolomini, a casa da família de Pio II, a Piazza de Spagna, cercada de restaurantes. 

























A cidade é pequena e bem simpática. Almoçamos lá, no Restaurante Bucca dele Fate e comemos uma pasta a moda toscana – eu fui de gnocchi ao ragu e o Beto de Tagliateli ao cinghiali (que vem a ser javali). 







     Depois entramos em uma loja de produtos locais e compramos presunto, queijo e vinho para jantar no hotel mesmo e descansar um pouco.


         A próxima parada foi em S. Quírico d’Orcia, uma pequena cidade, nos mesmos moldes das outras, que leva o nome de um mártir – Quírico foi morto aos 5 anos de idade pelos romanos por ter se declarado cristão! Entramos em uma das portas da cidade, caminhamos pelas ruas, visitamos a Collegiata – a igreja principal construída há mais de 1000 anos, o Palazzo Chigi, o Horti Leonini – um jardim muito bonito para caminhar - e partimos.



































        Por todo o caminho até Siena o visual se repete com as fazendas agrícolas de imensas plantações. Uma dúvida nos persegue – onde fica a criação de gado dos quais vem a famosa “Bisteca Fiorentina”? Não vimos nenhuma vaquinha por ai... Outra dúvida – eles usam muito aqui a muçarela de búfala – cadê as búfalas – também não vimos nenhuma criação de búfalas!!!

         Chegamos a Siena por volta das 16:00 h. De longe já se vê que a cidade é bem grande. Viemos direto para o hotel que é bem perto da Catedral e da praça principal. Chegar até o hotel é aquele estresse – circular no meio de ruas estreitas nas quais aparentemente não deveria ter circulação de veículos – fica aquela sensação de estar fazendo algo errado!



           Hoje vamos ficar descansando um pouco pois amanhã vamos ao tour de vinhos de Montalcino!

5 comentários:

  1. Belíssimas paisagens! Adorei as fotos. Lindas! Eu sei que o Beto é um fotógrafo Top, mas essa câmera.... é show mesmo viu, amiga rsrs
    Das cidades que visitei na Toscana a que mais me encantou foi Siena cujo ponto alto é a Piazza del Campo onde acontecem as corridas de cavalos chamada Palio di Siena. Mas isso vcs verão logo mais :)

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Estou gostando muito poder acompanhá-los nessa viagem. Aproveitem muito essa região. Para mim, e para muitos, é o coração da Itália.
    Um grande abraço,
    Cima

    ResponderExcluir
  3. Show! O 9º dia foi show! Fotos e imagens maravilhosas! A Toscana é encantadora mesmo! Bjs Viviane

    ResponderExcluir
  4. Como sempre as fotos estão maravilhosas! Gostei muito de uma que Jussara está recostada no que parece um poço (cacimbão). A foto das massas me atraíram. E você também come gnochi? Pensei que era só eu... Rsss
    Beijos,
    Mama

    ResponderExcluir
  5. show, altissimo padrao!!!
    Parabens!!
    Nazare e Nilson Carminati

    ResponderExcluir