sexta-feira, 9 de maio de 2014

4˚ DIA 9 MAI - COSTA AMALFITANA – DE SORRENTO A POSITANO, VIA AMALFI

DIÁRIO DE VIAGEM

Hoje deixamos Sorrento e nos deslocamos para a Costa Amalfitana – uma estrada de cerca de 50 km que vai de Sorrento a Salerno, passando por lugares pitorescos como Positano, Praiano, Amalfi, Vietri Sur Mare, entre outros.

Optamos por sair de Sorrento, seguir direto para Amalfi, conhecer a cidade almoçando por lá, e retornar para jantar e dormir em Positano. As distâncias são ridículas para o nosso padrão brasileiro, todavia, devido a estrada que mais parece uma avenida Niemeyer, o tempo dispendido é bem grande.

A Costa Amalfitana desafia a lógica – não deveria haver ninguém morando aqui. A área é privilegiada em termos de beleza – um litoral recortado, com um penhasco escarpado que cai diretamente dentro de um mar azul intenso – e na qual o ser humano insistiu em construir casas empilhadas nas “pirambeiras”. Imagine-se a dificuldade logística com abastecimento de água, esgoto etc... já que o tráfego é nitidamente confuso.

A estrada é estreita, tortuosa, com mão dupla que mal passam dois carros pequenos, não tem acostamento, e ainda há transito de ônibus de turismo. Nessa época que não é de grande fluxo turístico foi mais tranquilo, mas todos os blogs e sites que lemos dizem que nos meses de julho e agosto isso aqui é uma loucura. As motos/vespas serpenteiam entre os carros, pedestres e bikers também disputam o espaço já que não há calçadas – e incrivelmente, não vimos nenhum acidente!!! Mas os sustos são constantes. Na margem da estrada que bordeia o penhasco vê-se alguns portões com acesso, imaginando-se que para baixo haja casas, hotéis etc... pois da estrada não vemos nada. Vez por outra há um espaço onde é possível parar para ver a vista e bater fotos e então se pode ver as edificações que estão abaixo do nível da estrada.

As “praias” localizam-se em pequenas faixas de cascalho que dão acesso ao mar e ali – pasmem – há pessoas deitadas no cascalho pegando sol! Também é possível alugar cadeiras e espreguiçadeiras para ficar lá admirando a vista. Alguns restaurantes e hotéis têm áreas de varanda ao sol com essa finalidade. Os recortes da encosta formam fiordes que adentram a terra e as cidades se localizam nessas entradas. O visual é muito bonito e bem diferente, mas não deve ser muito fácil morar por aqui!!!

Nosso primeiro destino foi Amalfi, a cidade do meio, mais plana. Levamos cerca de 1:30 h de Sorrento até lá parando de vez em quando para fotos e contemplação.

Em Amalfi, logo ao chegar, dirigimo-nos ao porto onde há um estacionamento público e deixamos o carro. Saímos então caminhando até a cidade. Logo em frente ao porto entra-se por uma rua principal meio perpendicular ao mar e penetra-se numa miríade de ruelas cheias de escadarias que dão acesso aos hotéis, casas, restaurantes, lojas etc...

Lá dentro caminhamos, visitamos a Catedral, em estilo barroco do sec. XVIII, a Basílica do Crucifixo (um museu sacro), o Claustro – o antigo cemitério dos nobres, em estilo mouro, e a Cripta, onde estão os restos mortais de S. André, um dos discípulos. A construção é muito antiga, com afrescos no teto, colunas com diversos tipos de mármore, pinturas renascentistas, esculturas...

Passeamos pelas ruelas, compramos souvenires e depois sentamos num restaurante na praça para almoçar. Durante o almoço um fato inusitado – um casal de noivos orientais andando pela cidade com sua comitiva até a catedral, em pleno meio dia – muito estranho!

Saímos de lá e viemos novamente pela estrada para Positano onde ficaremos hospedados. A cidade já tem um layout diferente de Amalfi – a partir da estrada que passa no alto, do lado Oeste, sai uma rua de mão única que vai descendo com hotéis e restaurantes de um lado e outro até o centro da cidade. Esta mesma rua sobe em mão única do lado Leste até a estrada da mesma forma que na descida. Ou seja, se entra por um lado e se sai pelo outro, sem alternativas. Em alguns lugares nas margens da rua estão dispostas mesas e cadeiras dos restaurantes, disputando lugar com os carros que vão passando. Uma verdadeira loucura bem italiana!

Ficamos no Hotel Reginella – bem localizado, simples, mas bem confortável. O quarto é amplo, mas não possui frigobar nem telefone. O hotel não possui estacionamento próprio, contudo acerta o serviço com um “parking” por 22 Euros/dia (caro né? como tudo por aqui...). Com o parking, o hotel sai por 142 Euros por dia.

Agora a noite vamos descer uns 300 mt até a praia para jantarmos. Aliás, como estivemos há 2 meses nos EUA, podemos comparar os valores que gastamos em média para jantar. Aqui a média tem sido bem superior aos EUA, variando de 55 a 85 Euros (de 76 a 120 USD) por refeição para duas pessoas, com uma garrafa de vinho, do tipo Chianti. Isso em restaurantes normais, nada chic...

Amanhã pretendemos ficar em Positano, passeando e conhecendo a pequena cidade. Será também um bom dia para acordarmos um pouco mais tarde e descansar, pois até agora, sempre temos acordado às 7 horas e dormido à meia noite, devido a elaboração e postagem do blog.

1. Oi pessoal, encantada com seus comentarios e fotos sensacionais. Interessada em tudo.
    Continuem aproveitando tão bela viagem e Deus os abencoe e proteja.
    Bjs
    Mãe

2. Oi mãe que bom que vc está gostando. Todo dia tem mais. Bjos

3. Parabéns ao casal "viajante" que sempre enriquece os conhecimentos daqueles que acompanham o blog. As fotos estão maravilhosas e a narrativa não poderia ser mais agradável. Aproveitem bastante a Itália e curtam cada minuto dessa viagem que certamente será inesquecível. Um grande abraço,
    Fátima e Ayres

1. Obrigado Fátima & Aires, estamos fazendo de tudo para atender ao nosso objetivo: facilitar uma próxima viagem dos amigos para a Itália.

4. Parabéns Ju & Beto pelas belas fotos e excelentes textos. Realmente as paisagens são de encher os olhos e aguça o desejo de se tornar um globetrotter 😃
    Bjs

1. Pois é Noélia, aqui o visual é incrível. Local muito charmoso. Vale a visita, mas prepare o bolso.

5. Estamos acompanhando e curtindo muito as belas imagens e excelente narrativa.
    Abs,
    Fátima e Cima

1. Vocês são suspeitos nos elogios, mas se estão gostando, aproveitem e relembrem!!!

6. Agora que tudo "engrenou", divirtam-se!
    Estou curtindo muito com as belas imagens e a narrativas.
    Forte abraço,
    Chaves

1. Você ia gostar muito dos vinhos que estamos tomando. Sempre fazemos um brinde a vcs. Saudades amigos. Bom ler seus comentários.

7. Este comentário foi removido pelo autor.

8. Que delicia ....estas ruelas...este tom terracota...as motos e esse jeito italiano de viver...amooo...fotos lindas.tomem um chianti por nos qq hora....a beleza mora nos detalhes...bjkas! Lea Bvi

1. O Chianti está sempre presente no dolce far niente daqui. Cheers!

9. Que delicia viajar atraves das fotos de voces. Ainda nao tivemos a oportunidade de conhecer essa regiao, que e belissima. Aproveitem meus amigos. Erika Jordao