quinta-feira, 15 de maio de 2014

10˚ DIA 15 MAI - MONTALCINO E VINÍCOLAS

DIÁRIO DE VIAGEM

          Hoje foi o dia de conhecer, saborear e desvendar os mistérios do famoso vinho Brunello de Montalcino e nada melhor para isso do que passear pela região onde o vinho é produzido e visitar as vinícolas.






          Começamos pela cidade de Montalcino, que fica  41 km ao sul de Siena. Comparada com as demais cidades visitadas até agora, Montalcino é bem decepcionante. Não há muito o que ver, as ruas não são tão charmosas e o que mais se vê são Enotecas onde se pode degustar e comprar vinho dos mais diversos produtores locais. Estacionamos o carro e caminhamos por cerca de 2 horas – visitamos a Fortaleza, uma estrutura no topo da montanha que outrora era um forte e hoje abriga uma Enoteca e um bar e de onde se tem uma boa vista da região; além disso, a Catedral de Cristo Salvador, a Igreja de N. Sra do Socorro, a Piazza del Poppolo. Entramos em algumas lojas para informações sobre as vinícolas e o vinho.






É tudo Brunello de Montalcino












          Fazer um Tour de vinhos por aqui não é muito fácil, talvez seja até mais fácil pegar as excursões oferecidas que já tem tudo programado com as vinícolas, pois no Oficio de Turismo e nas lojas não é dada informação sobre quais vinícolas têm visitação, horários etc... Só nos dão um mapa com todas elas e os telefones para informações e reservas! Como a região tem cerca de 250 produtores de Brunello de Montalcino, fica difícil definir qual visitar! Esse é um furo!

          Quanto ao vinho, descobrimos muitas coisas. Para ser considerado um Brunello há que cumprir uma série de requisitos e então ter um certificado D.O.C.G.(Denominação de Origem Controlada e Garantida). Começa com os vinhedos – a idade deles – vinhedos entre 5-10 anos produzem o Rosso de Montalcino, de 10-25 anos, o Brunello básico, e de 25 a 35 anos o Reserva. Aos 35 anos o vinhedo cessa a produção e tem que ser refeito.

          A uva é a San Giovese produzida nessa área específica da região de Montalcino, sem nenhuma mistura. O vinho Rosso de Montalcino é um vinho muito bom, mas é um vinho jovem, com menos de 2 anos de maturação em barril. O Brunello tem que ter no mínimo 24 meses de maturação em barril de carvalho, sendo em média 4 anos e o Reserva, 5 anos.

O barril de carvalho francês, para raiva do casal francês que fez a visita conosco, só é usado para fazer o Rosso de Montalcino, aquele que matura 2 anos, e o barril da Croácia para fazer o Brunello, onde passa no mínimo 4 anos. O tamanho do barril também é importante, pois o francês, de menor dimensão, permite que o vinho mature com uma maior superfície de contato, logo maior difusão dos sabores do carvalho (Rosso). Por outro lado, o barril croata de 7.500 lts e 10.000 lts, faz com que o vinho, que vai maturar por mais tempo, como o Brunello, não tenha tanto contato com o carvalho do barril, em consequência sendo menos influenciado por ele.



Isso tudo é determinado pelo enólogo que prova o vinho a cada 6 meses e decide o que vai fazer com ele, se vai ficar num barril de 7,5 ou em de 10 mil, trocando ou não os barris etc... Só após 5 anos o vinho pode ser considerado um Brunello e vendido como tal – isso após uma amostra ser aprovada pelo comitê gestor da Associação, que diz inclusive quantas garrafas cada produtor pode produzir por ano em função da sua área de vinhedo... Entendeu agora porque o vinho é caro – e bom???

Os excelentes Brunellos possuem 10 anos de idade, contudo eles podem ser consumidos até com 40 anos. Na Fattoria dei Barbi eles possuem estoques antigos, em condições de consumo desde o ano de 1962, porém eles somente são vendidos em situações especiais, para pessoas especiais e a um preço módico de 1.800 Euros, pode???


          Após andar pela cidade, fomos visitar a segunda mais antiga vinícola de Brunello – a Fattoria dei Barbi, da família Colombini, a uns 5 km da cidade. Lá havia uma Taverna e almoçamos por lá. Resolvemos provar um galeto grelhado, mas justiça seja feita, nossas galeterias são muito melhores!








Depois do almoço fizemos um tour pela vinícola recebendo toda informação sobre a produção do vinho, e depois degustamos os vinhos produzidos lá – o Rosso de Montalcino, o Birbone Toscano (que não gostamos muito, é um pouco ácido), o Vigna dei Fiore (muito bom) e finalmente, as estrelas - o Brunello de Montalcino básico e o top que é o Brunello Reserva.




          Voltamos então para Siena curtindo mais uma vez as lindas estradas da Toscana com suas vilas, seus ciprestes, seus vales e montanhas.







Assim são indicadas as vinícolas na estrada



Hoje a noite o programa é assistir uma apresentação musical, com trechos das mais famosas óperas italianas de Puccini, Verdi e Mozart.

     Amanhã vamos visitar outras cidades ao norte de Siena - S. Gimignano e Monteriggione para dar um descanso de tanto vinho, antes de conhecer a região de Chianti!

5 comentários:

  1. Fiquei com inveja de assistir as óperas de Puccini, Verdi e Mozart. Gostaram?
    Quanto aos vinhos não posso comentar devido minha total ignorância no assunto, mas o que não me impede de ser uma apreciadora.
    Beijos,
    Mama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mama, que bom que está gostando da viagem, do roteiro, das fotos e acompanhando tudo dia a dia. Nós estamos nos divertindo muito na viagem e escrevendo o blog - esse registro nos faz lembrar de tudo depois. bjs

      Excluir
  2. Olá, amigos!
    Nossa! Uma verdadeira aula sobre os vinhos de Montalcino! Eu q não sabia nada, agora estou me sentindo sabida... Dailson q se cuide!!! O dia foi maravilhoso, né? Bjs Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi amigos,
    Vocês perguntaram prá esses vitivinicultores "metidos a besta" se conheciam nosso Sangue de Boi?
    Em San Gimignano não deixem de ir à Gelateria di Piazza - campeoníssima com títulos de melhor do mundo em 2006,7,8 e 9 e 2ºlugar em 2010 e 11. É imperdível! Comam uma porção só por mim - sem culpa porque o sobe e desce dessas vielas, consome tudo rapidinho.
    Abraços,
    Mac

    ResponderExcluir
  4. Show, Direto da Fonte!!!
    Parabens!!!
    Nazare 7 Nilson Carminati

    ResponderExcluir