terça-feira, 13 de maio de 2014

8˚ DIA 13 MAI - CORTONA & ARREDORES

DIÁRIO DE VIAGEM

          Saímos do hotel por volta das 10:00 h e fomos nos perder pelas ruas de Cortona – uma miríade delas, circulando a colina, subindo e descendo. A primeira, logo perto do hotel, a Via Janeli, onde fomos ver algumas casas remanescentes do período medieval com um segundo piso saliente, apoiado em vigas de madeira maciça.



Dali andamos até a Catedral, em estilo gótico-romanesco do sec. XVI. Continuamos a caminhada passando pelo Palazzo Comunale, o Museo da Accademia Etrusca, a Piazza da República e entramos na Via Nazionale, a principal rua onde se localizam lojas, restaurantes etc. Fomos por ela até atingir a Piazza Garibaldi, de onde se tem uma vista geral do vale e da Igreja de Sta. Maria dele Grazie.











          A partir dai seguimos pela Via S. Margherita, uma estradinha de cerca de 1,5 km, com uns 35˚ de inclinação “uphill”, que também é conhecida como Via Crucis, pela ralação. Brincadeira..., na verdade, ao longo dessa estrada foram construídos painéis com as estações da Via Sacra e ela contorna a cidade murada entre jardins até o topo, onde foi construído o Santuário de S. Margherita.





          Se você vier conhecer as cidades medievais da Toscana, é bom garantir que tem um bom par de pernas e está bem condicionado fisicamente. Traga um par de tênis bem macio e roupas confortáveis, pois para conhecer bem, só a pé e para cima e para baixo. Foi assim que fizemos hoje, deixamos o carro no estacionamento e caminhamos subindo e descendo durante 3:30 hs, pela manhã.

          Ao longo da Via Crucis, você vai pagando todos os seus pecados e se perguntando por que está fazendo essa caminhada. Mas, por outro lado, você pode e deve pensar que está baixando o seu colesterol e gastando calorias, aquelas que você vai repor depois, mais tarde, com sorvetes (deliciosos) e com excelentes vinhos, além de uma deliciosa Bisteca Fiorentina... Logo, sempre há um lado bom para tudo.


          No topo da montanha visitamos o santuário de Santa Margarida, também em estilo gótico-romanesco do final do século XVIII. De lá também se vê a Fortaleza Medicea. Descemos por outro lado, por uma estradinha de pedra, passando por lindas ruelas todas floridas, passamos pelas paredes e portas da cidade e fomos visitar a Igreja de S. Francisco, do sec. XIII, onde é possível ver algumas relíquias do Santo, como sua batina e missal.











De lá continuamos descendo até a Via Nazionale onde fomos almoçar no restaurante Tonino, admirando uma bela vista do vale. Na saída tomamos um delicioso sorvete na gelateria Ti Amo, em uma rua transversal da Piazza da República – o sorvete era muuuito bom. Vale o registro.

    Hoje visitamos várias igrejas e é impressionante como essas igrejas são aconchegantes e convidam à oração. São grandes, imponentes, embora não ostentem riqueza. Em geral são decoradas com quadros e afrescos com cenas da Bíblia ou da vida dos santos. Há um silencio respeitoso e uma iluminação indireta, em penumbra, irradiando calma e tranquilidade.

        Após o almoço, como estava cedo e não tinha mais nada para ver em Cortona, resolvemos passear de carro pelas redondezas. Saímos pelas estradas vicinais rumo a Arezzo (por recomendação de nosso amigo Ramon, optamos por não ir a Arezzo, uma cidade maior e com pouca infraestrutura para o turismo), passando por Camucia e Foiano, e vendo lindas fazendas, plantações de uvas, olivais, tudo muito bem cuidado. De lá seguimos para o Vale do Arno e para a região do Casentino, sempre procurando andar por estradas pequenas. Passamos por pequenas vilas, fazendas, etc. Ao longe sempre se via castelos no topo de morros e alguns vilarejos espalhados pelas encostas das montanhas. Na verdade, a área mais bonita era mesmo a mais próxima de Cortona e não precisávamos ter ido tão longe. Acabou que o passeio ficou longo demais.





          Na volta fomos direto jantar, pois o mesmo seria light (só uma sopinha de legumes) já que arrebentamos no almoço – jantamos no restaurante La Bucaccia, próximo ao nosso hotel, um local bem agradável onde fomos bem servidos.





         Amanhã cedo sairemos da Toscana Leste e seguiremos para a Toscana Central, visitando três cidadezinhas para começar, Montepulciano, Pienza e San Quirico D’Órcia e indo, finalmente, pernoitar em Siena.

23 comentários:

  1. Olá amigos,
    Enfim tenho tido tempo para me dedicar a ver as fotos maravilhosas que voces estão publicando. Já no início me dei conta que esses lugares são geralmente em encostas e no alto de morros: haja perna para aguentar isso. Pelo roteiro previsto vejo que ainda vão caminhar muito morro acima escada abaixo. Mas nada como uma bela macarronada com um bom vinho "nacional" para equilibrar. Os sorvetes é que são um problema! Já estou ansioso para ver o próximo relatório.
    Divirtam-se!!! Abração,
    Mackrodt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mackrodt, falamos de vc hoje. Estávamos sentindo falta dos seus comentários, sempre interessantes. Obrigado por continuar postando seus comentários. Eu e Jussara estamos ficando sarados com tanto sobe e desce. Só não estamos mais porque a comida, o vinho e os SORVETES são maravilhosos. Pena que vocês não estão aqui conosco, você e a Angela!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pela foto achamos que é a Dani do Caputo, confirme??? Se for, diga a ele que ontem encontramos um familiar dele que é candidato a alguma coisa (meu italiano não conseguiu definir), em Salerno. Tinha cartazes para todos os lados do tal de EDUARDO CAPUTO !!!
      Beijos.

      Excluir
  3. Estou curtindo a viagem diariamente. O Burnier está virando um grande fotógrafo. A Jussara sempre foi!!!!
    Biasus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você continua puxa-saco, né Gringo??? É muito bom ler os seus comentários, continue sempre. Forte Abraço.

      Excluir
  4. Amigos, vcs estão cada vez mais " profissionais"!!!
    Verdadeiros guias turísticos!!
    Quanta imagem maaaaaravilhosa!!
    De encher os olhos!!!
    Beijos e que Deus continue abençoando a viagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigos, então venham viajar conosco da próxima vez!

      Excluir
  5. Estou acompanhando a viajem de vocês com o mesmo interesse que acompanho GAME OF THRONES e RED ROAD... Só que aqui é bastante útil para quem no futuro quiser seguir as boas dicas de passeis e gastronomia. Divirtam-se amigos e até o nordeste!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Siga-nos e venham curtir este lindo país, passeando pelo interior aproveitando a hospitalidade, saboreando a comida e degustando o vinho!

      Excluir
  7. Ju decidi deixar os comentários para a última postagem de vocês. Estou adorando o roteiro . Muito bem elaborado com ótimas informações acerca de tudo e fotos maravilhosas. Ainda não decidi quais dos locais visitados o mais bonito. A Itália realmente é um país muito charmoso, lindíssimo, sem sombras de dúvidas. Viagem fantástica dos dois. Vou continuar acompanhando.... Um beijo enorme ...

    ResponderExcluir
  8. Belas fotos em lindos lugares. Isso ajuda muito o fotógrafo.
    Uma correção: A pequena casa de pedra em Loreto seria onde nasceu Nossa Senhora e onde foi anunciado pelo anjo Gabriel a chegada de Jesus à Maria. Essa casa teria sido transportada milagrosamente pelos ares. Daí a lenda e a padroeira dos aviadores. Abraços, Adriano

    ResponderExcluir
  9. Estou guardando tudo para um futuro plágio!!!
    Muito linda a vg.
    Eliana e MAC

    ResponderExcluir
  10. Oi Jussara e Beto
    Será que vou conseguir falar sobre as fotos? Maravilhosas! Eu adorei a Toscana. A Itália é algo de maravilhoso. Pra mim depois de Veneza, Montepulciano é a cidade mais linda. Siena tem o poder. Realmente, são cidades de se tirar o chapéu. Além claro de Roma que amei!!!!... Um beijão e boa viagem. Da irmã Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anosca, hoje vamos conhecer Montepulciano. No blog de hoje à noite lhe passamos mais informações, mas temos certeza que vamos adorar.

      Excluir
  11. Aos guias Turisticos Profissionais!!! SHOW!!!!
    Divirtam-se, Aproveitem, tragam a Mala Cheia de Excelentes Recordaçoes!!!
    Que Deus continue abençoando a viagem!!!
    Nilson & Nazare

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traremos sim amigos. Obrigado e pode deixar que estamos aproveitando ao máximo!

      Excluir
  12. Caro Comandante e Jussara,
    A cada dia de viagem nós é que nos deliciamos.
    Aproveitem muito,
    Abços
    Moreira e Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meus amigos! A quanto tempo. Estamos curtindo esta terra dos nossos veteranos. Aproveitem o blog para viajarmos juntos. Forte abraços.

      Excluir
  13. Oi, Jussara e Beto!
    Vocês escolheram muito bem o roteiro. As fotos estão me transportando para a Itália, e até me vejo andando (ufff...) por essas ladeiras me deliciando com esse visual encantador.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Beijos,
    Mama

    ResponderExcluir